A Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro, inaugurada em 1981, corresponde a uma tipologia pavilhonar de base técnica.
O projeto de intervenção levado a cabo pela Parque Escolar teve como principal objetivo a reorganização global do espaço da escola. Foram adicionados novos volumes e três pátios aos preexistentes, criando-se espaços contínuos de circulação, de modo a definir uma configuração de edifício único.
No nível térreo, encontram-se a biblioteca e espaços de trabalho e de pausa dos docentes. No piso 1, encontra-se a sala polivalente, a sala de teatro e música e salas de aula. No piso 2, localizam-se os laboratórios e outras salas de aula.
A outra ala está reservada para as áreas de gestão e administração, associação de estudantes, loja escolar, refeitório/cafetaria e espaços sociais e ensino profissional. Os pisos superiores integram salas de aula, salas de artes e espaços letivos de apoio ao 2º ciclo. Uma nova expansão, que articula estes blocos com o polidesportivo, acolhe o ginásio, oficinas, balneários e espaços de apoio.
Os espaços exteriores foram redesenhados, permitindo aumentar a área de recreio coberto, bem como a área permeável e a arborização.