Construção Pública, E.P.E. @ 2024 - Todos os direitos reservados - ESCOLA SECUNDÁRIA ALMEIDA GARRETT

ESCOLA SECUNDÁRIA ALMEIDA GARRETT

A Escola Secundária Almeida Garrett foi construída em 1966, bem perto do centro de Vila Nova de Gaia. A escola dispõe ainda de uma localização privilegiada no início da mancha urbana residencial consolidada a nascente da cidade, na freguesia de Mafamude.

A intervenção caracterizou-se pela renovação e modernização das instalações existentes, respeitando as suas características tipológicas, e pela construção de novos edifícios com funções sociais e letivas que dão resposta às novas exigências de ensino e aprendizagem atuais, bem como proporcionam áreas destinadas a atividades complementares e à aprendizagem informal.

Constituída anteriormente por vários pavilhões independentes articulados entre si por galerias exteriores, a remodelação procurou interligar os diversos pavilhões preexistentes e facilitar a sua acessibilidade, criando para o feito um núcleo central de distribuição completamente novo e organizando os espaços vocacionados para a partilha e intercâmbio com a comunidade, designadamente as áreas desportivas e respetivos balneários de apoio, cuja utilização veio proporcionar grande enfase à atividade física praticada pela comunidade, aproximando-a da escola e tornando-a num elemento participativo.

Além dos espaços interiores, a intervenção teve ainda como objetivo a reorganização e tratamento dos espaços exteriores e de envolvência dos edifícios, promovendo a sua adequada utilização, atratividade, segurança e conforto.

Anteriores à Intervenção
Depois da Intervenção