Construção Pública, E.P.E. @ 2024 - Todos os direitos reservados - ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA CLARA DE RESENDE

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA CLARA DE RESENDE

A Escola Básica e Secundária Clara de Resende localiza-se em pleno centro urbano do Porto.

A intervenção levada a cabo pela Parque Escolar teve em conta o facto de a área do programa a albergar impor a construção de novos edifícios. Dada a reduzida área dos espaços exteriores sobrantes, estes dois novos corpos foram localizados no prolongamento dos corpos preexistentes.

A imagem do conjunto resulta numa articulação equilibrada de diferentes volumes, construídos em tempos e com objetivos distintos, claramente identificáveis, coexistindo pacífica e harmoniosamente o novo e o antigo. O projeto tentou salvaguardar a identidade do edifício existente, de grande valor patrimonial, por ser uma obra de referência no programa da arquitetura moderna em Portugal.

A Câmara Municipal do Porto, em colaboração com a Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitetos, atribuiu o Prémio João de Almada 2012 à requalificação desta escola. Segundo a Câmara Municipal, na base de eleição deste projeto está o “modo como é feita a remodelação e ampliação do edifício pré-existente, conjugando a resposta a um programa extenso e complexo com a preservação dos valores patrimoniais, bem como a articulação com a parte ampliada, conferindo equilíbrio à composição do conjunto, sem prejuízo da identidade do imóvel classificado”.

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA CLARA DE RESENDE
Site: http://www.clararesende.pt