ESCOLA SECUNDÁRIA SOARES BASTO

A Escola Secundária Soares Basto, concluída em 1959, integra o conjunto de escolas construídas pelo Ministério das Obras Públicas, através da Junta das Construções para o Ensino Técnico e Secundário (JCETS-MOP) e destinadas ao ensino liceal e/ou técnico.

Com o projeto de intervenção levado a cabo pela Parque Escolar, foram reorganizados os espaços, requalificados os edificios existentes e foi criado um novo edificio.

A entrada, controlada pelo edifício da portaria, faz-se a partir de um generoso átrio, que é rematado pela área de secretaria, que se quis totalmente transparente. Por trás da secretaria, estão localizadas as áreas de serviços e de atendimento aos pais.

No prolongamento da Learning Street, localiza-se o novo acesso à piscina coberta existente. No antigo edificio, agora recuperado, localizam-se as salas de aula, o auditório, que recebeu um novo foyer, bem como o bar de apoio. No 2º piso, estão instaladas as áreas administrativas e a nova biblioteca.

As oficinas de mecânica aproveitam o edifício existente e organizam-se em dois departamentos, mecânica e eletrónica. Já as oficinas de eletricidade ocupam um novo volume com ligação ao antigo por uma galeria envidraçada, que articula o conjunto.

O pavilhão desportivo foi mantido e recuperado, sofrendo uma ampliação. Já os arranjos exteriores foram redesenhados.

Construção Pública, E.P.E. @ 2024 - Todos os direitos reservados - ESCOLA SECUNDÁRIA SOARES BASTO - Ficha de Caracterização

ESCOLA SECUNDÁRIA SOARES BASTO
Site: http://www.soaresbasto.pt