A intervenção na Escola Secundária de Paredes caracterizou-se pela reformulação integral do edifício central, bem como do pavilhão de ginástica e das antigas oficinas, e à manutenção, com algumas alterações funcionais e construtivas, dos três pavilhões existentes, maioritariamente constituídos por salas de aulas. A rede de percursos abrigados entre pavilhões constitui um elemento unificador, conferindo alguma coerência ao conjunto de edifícios dispersos.
A entrada principal mantém-se, passando, no entanto, a dispor de um novo espaço para a portaria e de uma ampla pala de proteção, que permite melhores condições de espera para os utentes. Foi criada uma nova entrada de serviço para acesso direto de abastecimento à zona de confeção de refeições.
A intervenção nos espaços exteriores procurou recuperar a imagem da escola e a forma como se integra na envolvente, mantendo e recriando alinhamentos de árvores que se estendem por todo o seu perímetro, reforçando o caráter arbustivo e criando zonas de estadia e usufruto do espaço.